Read In Your Own Language

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Discute-se hoje, no Seminário Hispano-Brasileiro de Direito Notarial, os termos finais para concretizar mais uma forma de se combater "sumiço dinheiro": os cartórios brasileiros serão obrigados a informar transações suspeitas no setor imobiliário ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF, o tal órgão ligado ao Ministério da Fazenda, o mesmo que deveria receber informações sobre grana bêbada que circula nas contas de bancos e basta ver as denúncias e rolos que saem nos jornais pra ver que só funciona com assalariado.
A inspiração para o modelo que será implantado veio da Espanha. Há quatro anos, os notários brasileiros possuem uma base nacional unificada com todos os atos praticados no país, a Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados.
Vamos aguardar pra ver...

Petrobras: Cada Enxadada, Uma Minhoca


Que a administração da Petrobras nos governos PT foi uma zona, não há dúvida para ninguém. Mas saber que eles escreveram isso é de cair o C* da B*nda...É o que publica hoje o jornal O Globo, na sessão Economia.
Nem bem botou os pés na empresa, o time de Pedro Parente achou um documento, chamado Formulário de Referência 2015, elaborado pela gestão moralizadora pós-Petrolão de Aldemir Bendine, mas no governo da Afastada; onde se registra que a companhia sofre forte ingerência da União que, por ser o acionista majoritário, "a união pode perseguir a adoção de certas políticas macroeconômicas e sociais através da Petrobras". Além disso, o texto afirma que não se pode descartar a volta do controle de preços dos combustíveis, livres desde 2002
Em outro trecho do relatório, a empresa afirma que, "baseado em decisões do Controlador da Companhia, a Petrobras teve, e pode continuar a ter, períodos durante os quais os preços dos produtos vendidos no Brasil não estavam em paridade com os preços internacionais."

O documento, que traz muitos detalhes dos resultados financeiros em 2015 e a atual visão da empresa sobre o mercado, foi encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários -CVM e aos investidores em 30 de maio pp, crava com todas a sletras que "Não há garantias de que o controle de preços não será reinstituído."
O Globo é categórico quando diz que "Assusta a gente ver uma empresa, que já foi uma das maiores do mundo, ter esse tipo de informação no relatório (Formulário de Referência) e admitir que é usada como instrumento político. É uma empresa que tem investidores particulares e é estratégica. Assusta ver como é feita a gestão da companhia".
É razoável pensar que, a União, como acionista controlador, pode usar a Petrobras para determinadas políticas de governo, como já o fez ao longo de sua história; mas não pode lesar o acionista. 
Antigamente, as funções sociais do petróleo e da Petrobras eram lançadas na responsabilidade dos contribuintes numa rubrica chamada "Conta-Petróleo", onde se fazia acertos de variações rápidas e temporárias de custo do óleo cru, incidência de eventos imprevisíveis (guerras ou tensões no Golfo Pérsico, por exemplo) e ações de incentivo setorial (diesel subsidiado para transporte de safra, por exemplo), mas saporra foi extinta quando se abriu o mercado de petróleo em 2002.
E era feito ás claras, de forma transparente, visível ao mercado de ações internacional; e não em meio a penumbras e falcatruas reveladas das sórdidas entranhas em que se transformou a administração pública no Brasil.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Inventando a Roda


O time do marido da Marcela está vendendo pra ele a ideia de criar uma "Secretaria de Estatais" vinculada ao Ministério do Planejamento; para operar o controle interno dentro das empresas, com comitês de auditoria ligados aos conselhos de administração e não às diretorias.
Lamento informar que isso existe desde os governos militares. Já se chamou DEST (Departamento de Controle das Estatais); depois se chamou SEST (Secretaria de Controle das Estatais) e voltou a ser DEST.
Ah.. Seja com que nome for, sempre foi um pentelho nas épocas de discussão de salários, mas nunca resolveu nada da má gestão e corrupção.
E as auditoria internas já existem e são ligadas aos conselhos de administração e não às diretorias.
Melhor por pra funcionar e não ficar inventando a roda.

"Deu Até Frio na Barriga"


De tudo que eu vi ontem na Comissão Especial de Impeachment, o que mais me deixou estarrecido, para usar uma palavra muito cara à corja vermelha quando se vê descoberta em seus crimes;  foi a declaração do auditor fiscal Antonio Carlos Costa D'Ávila.
Numa calma e categoria cabível a um auditor, suportando as mal educadas e agressivas intervenções da bancada da chupeta, Antônio Carlos disse que sentiu um "frio na barriga" quando constatou as gravíssimas irregularidades cometidas pelo governo da Afastada, no que se passou a chamar de pedaladas fiscais. pela coincidência de seu surgimento com os passeios matinais de bicicleta que a ex-governANTA começou a fazer.
Na realizade, tecnicamente falando, foram enormes, crescentes e sistemáticos atrasos de repasses a bancos oficiais de obrigações próprias do poder federal, obrigando as instituições a usarem recursos próprios para pagar benefícios como o Bolsa Família, financiamentos de safras, financiamentos empresariais, etc. 
Respondendo por mais de duas horas a perguntas dos senadores, Dr. Antônio foi devastador, calando até mesmo os berreiros ambulantes dos defensores da dentuça, inclusive o detestável e incompetente Dudu carBozo. Numa intervenção do senador caiado, respondeu ao questionamento com um "não acreditei quando me vi diante daquela situação, aponto de se angustiar com a possibilidade de estar errado e não fazer seu serviço corretamente. "Eu não acreditava que estava diante daquela situação, de tal sorte que, ao receber os argumentos da outra parte, me dava um frio na barriga grande. Eu pensava: não é possível, eu devo estar errado".
Mas, infelizmente, o auditor estava corretíssimo e estava vivenciando que foram cometidos atos que contrariavam os mais fundamentais, sensíveis e importantes fundamentos da Lei de Responsabilidade Fiscal.
"Não fico feliz em ter encontrado esse conjunto de achados, mas enquanto a sociedade tiver me pagando um salário para exercer minha função, farei de tudo pra que a Lei de Responsabilidade Fiscal seja respeitada, um dos mais importantes pilares da nossa democracia — acrescentou D'Ávila".
Claro que os insuportáveis defensores da dentuça largaram seus acachorros na direção do auditor tentando intimidá-lo. Chamaram de subalterno, queriam o chefe dele, detonaram o próprio TCU chamando de "órgão auxiliar" e por aí vai.  Perguntaram até "por que não viram antes, pra avisar a presidentA?"
Mantendo a calma e serenidade AC largou um exemplo detonador: "um aluno que passou de ano nos últimos 3 períodos e o professor não viu. Quando foi descoberto se revoltou porque não foi avisado antes".
Foi muito agradável ver o AC junto com o Júlio Marcelo demolindo a tchurma da defesa principalmente o prepotente e enganador Dudu carBozo.
Segunda feira tem mais...

Correios: Sem Dinheiro Até Pra Salários



A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos começou a fazer parte de minha vida muito cedo, porque minha tia era especialista em filatelia da empresa, na agência central da Av. Guararapes em Recife, onde muito eu ia.
Como ela elogiava muito a empresa em que trabalhava, fiquei também admirador. Ainda mais com o passar do tempo e a constatação de que o serviço postal brasileiro estava entre os melhores do mundo, fazendo frente até a gigantescos serviços privados como DHL e FEDEX.
Mas bastou surgir, há dez anos atrás, um pacotinho de três mil reais mudando de mão para se vislumbrar um negro e nublado horizonte no caminho da empresa.
Nos governos do PT, o caos foi imenso. Destruíram as operações e as finanças da  ECT, assim como o amor próprio e até o fundo de aposentadoria de seus milhares de empregados. Estes até que têm muita culpa, porque se envolveram de corpo e alma nos favores às campanhas da corja vermelha.
Mas fato é que hoje, publica o Estadão, que a outrora pujante ECT não terá dinheiro em caixa para pagar os salários de seus empregados, a se manter o fluxo financeiro atual, requerendo financiamento externo e acrescentando mais 2 bilhões de reais de prejuízo.
Não é surpresa, mas é triste e lamentável se fazer esta verificação.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

RIO ou GIG?



Brasileiro se acha... Se for deputado então, tem certeza... 
O deputado Otávio Leite conseguiu colocar no rol de projetos a discutir na Câmara Federal, a troca o código aeroportuário do Aeroporto Internacional do Galeão de "GIG" para "RIO". está aguardando parecer da Comissão de Constituição e Justiça.
Na cabeça dele, a mudança reforçará a identificação com a cidade do Rio de Janeiro, além de ser mais original.
Como dizia Garrincha, só falta combinar com os russos e o resto do mundo. A denominação codificada de aeroporto é competência da International Air Transport Association -IATA; Associação que regulamenta mundialmente as atividades ligadas à aviação.
Tavico acha que é phodástico só porque é afilhado de batismo de Juscelino Kubitschek. 

Sérgio Machado e Jandirão: Tudo a Ver



Essa é de pagar pra ver... O barraco que Jandirão vai armar na tribuna da Câmara Federal pra se defender das gravações de Sérgio Machado em que ele afirma que captou grana pras campanhas dela com os fornecedores da Transpetro.
Ela pode, e vai, negar, mas Serjão afirma que, assim como ocorreu com o petista Luiz Bigode Sérgio, Jandirão pediu ajuda diretamente a ele. Com o pedido, Machado diz que conseguiu uma "ajudazinha" da Queiroz Galvão.
Só pra lembrar, quando vazou o grampo que Serjão fez com Jucá, a gravadora de áudios cagados Jandira foi, como é seu hábito, para o facebook, ao vivo, e pediu a prisão de Jucá, inclusive invocando similaridade com Delcídio do Amaral.
Para registro, em suas duas últimas eleições, 2010 e 2014, Jandirão recebeu doações da UTC, Keppel Fels, Brasfels e Queiroz Galvão, todas empresas envolvidas na Lava a Jato.

Quero meu Avião de Volta

Na semana passada, a Casa Civil produziu um parecer que restringiu voos da Afastada usando aeronaves da FAB (aviões, helicópteros, vassouras e afins) durante o período em que estiver sendo julgada no senado. Ficou permitido apenas o uso de aviões oficiais no trecho Brasília - Porto Alegre - Brasília, por causa da residência de seus familiares.
Eu pessoalmente acho que até isso é abuso. Qualquer empregado que seja suspenso em seu trabalho, não tem direito a nada: nem a remuneração desses, dias, nem o ticket refeição, nem transporte, nem poha nenhuma.
A dentuça ainda manteve casa, comida (cara bagarai, por sinal), uma legião de servidores e ainda que ficar avuando Brasil afora, falando em GÓPI e criticando o marido da Marcela. Ora faça-me o favor...
Pois achando saporra pouco, o seu adEvogado Dudu carBozo, mandou uma mensagem escrita e oficial, ao maridão de Marcela, impondo que ele passa a ter "responsabilidade exclusiva e pessoal por quaisquer situações que violem a segurança pessoal da presidentA ou a atinjam em qualquer medida".
Como nada dessa corja é feita sem dar nó nos pontos, o alcance da medida é ilimitado.
Por exemplo, se a dentuça levar uma vaia, poderá acionar a união e o próprio Michel, por danos morais, e constrangimento; Se levar um "ei, deelma; VTNC" poderá requerer indenização por calúnia, injúria e difamação. Se algum mais atrevido lhe tacar um ovo ou um tomate podre, lá vem um processo por agressão ou, quem sabe, "tentativa de homicídio"  no interpretar de seu cuidador.
Como, na peça, Dudu diz que, com a negativa da equipe de Michelzão, deelma continuará viajando por meio de aviões de carreira ou por via terrestre, "apesar do óbvio comprometimento à sua segurança", a chance disso acontecer é enorme.
Então podemos nos preparar pra ter mais esta conta: indenizar a dentuça.
A peça também sustenta que a autorização para os deslocamentos da petista depois de afastada é equivalente à que sempre foi admitida para a vice-presidência fora do exercício de funções presidenciais. É questão de checar...

A CAIXA Não Passa de Um Tamburete


Este é o Edifício-Sede da Caixa Econômica federal; centenária instituição financeira federal; outrora orgulho do Brasil. Servia até de referência no ditado popular: "É seguro, que só caderneta de poupança da caixa".
Hoje o Cláudio Humberto publica informações que, mesmo o mais desligado dos cidadãos brasileiros decentes sabe: os governos do PT destruíram mais esta empresa estatal.
Como todas as demais empresas do estado brasileiro, foi tratada como cabide de emprego e fonte de dinheiro para toda sorte de falcatruas, incluindo o fundo de aposentadoria de seus empregados.
A situação é dramática demais. Estima-se que requeira uma injeção de R$ 25 bilhões, ao longo dos próximos 12 a 18 meses, para se salvar da falência. Mesmo para um banco, é muito dinheiro requerido. Como toda a estrutura que cruzou os governos petralhas, foi envolvida em todo tipo de negócios suspeitos, foi usada e abusada em casos de corrupção, teve seu caixa envolvido nas criminosas pedaladas da Afastada, e ainda tem o grave inchaço de seus quadros, principalmente os cargos de confiança e de ocupação indicativa. 

Além de seu presidente, a Caixa ainda tem 12 vices e 19 diretores e, abaixo disso, na hierarquia, uma infinidade de caixinhas que abrigam apaniguados. Por exemplo, antes do PT, era um superintendente para cada Estado, hoje são 70 em todo o País.Até uma coisa inacentável num banco existe: saques fraudulentos. Na caixa chegou a quase R$ 30 milhões

Só pra lembrar, a caixa é a maior patrocinadora dos times de futebol no Brasil, com mais que o dobro dos demais patrocinadores. Ah.... Por ordem de Lula, a Caixa bancou o estádio de Itaquera e deu patrocínio de R$40 milhões ao Corinthians para repatriar Pato, cujo único valor é ser pegador de moças bonitas.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Comunismo Só é Bom Para Os Apaniguados


O Diário Oficial da União publicou em 29/04/2015 a nomeação do engenheiro agrônomo Eron Bezerra como titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; SECIS-MCTI.
Eron é casado com a senadora Vanessa Graziotin, professor da Universidade Federal do Amazonas, ex-deputado estadual pelo PCdoB, com cinco mandatos consecutivos, de 1991 a 2010. Ele ainda esteve à frente da Secretaria de Estado da Produção Rural - SEPROR por dois períodos, de 2007 a 2010 e de 2011 a 2014, nas administrações de Eduardo Cadeirudo Braga.

Sua tese de doutorado, tratando das possibilidades de transformar o pirarucu no "bacalhau da Amazônia", como exemplo de desenvolvimento sustentável, virou seu projeto de secretário-candidato, usando os recursos do estado pra isso.
Mesmo não sendo parente nem aderente de Dudu, parece que tem algumas afinidades com atividades pouco republicanas usadas no mandato e nas eleições de Dudu e Vanessa. 
Sabe-se fartamente na cidade que, quando suas contas de 2008 na SEPROR chegaram ao TCE os números não bateram, especificamente com um Termo de Parceria (002/2008) assinado com um obscuro Instituto Dignidade para Todos - IDPT, visando a recuperação de estradas vicinais nos ramais Pau-Rosa e Água Branca 2, que apresentou irregularidades e o "camarada" Eron chegou a ser multado em R$ 380 mil. 
Como o IDPT era chegadinho numa malandragem, quando Eron o contratou, sem fazer licitação, pela bagatela de R$ 1,99 milhão o TCE está atrás dele faz tempo. Eron agora quer reverter a multa com recurso de reconsideração ao TCE, que ira se reunir hoje para decidir. Vejamos se Dudu e Vanessa não vão tentar dar uma mãozinha ao nobre secretário nacional. 
1. Site do MCTI 
2. Blog do Holanda

ATUALIZAÇÃO em 08/06 - 11:00

Já condenado pelo juiz Leoney Figlioulo Harraquian, o marido da senadora Vanessa Graziotin, ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra, teve seus direitos políticos suspensos por oito anos, de acordo com o Diário Oficial do TJAM. 
Além de não poder disputar eleições, Eron terá que devolver R$ 1,135 milhão aos cofres públicos. Eron foi condenado juntamente com o ex-presidente do Instituto Dignidade para Todos (IDPT), Lacerda Carlos Júnior. 
A sentença do juiz Leoney Figlioulo baseou-se em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) acusando Eron de burlar regras de concurso público quando comandava a Sepror. 
Ontem, 07/06/2016; o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) negou recurso do ex-secretário tentando tentando reverter a condenação.

O Caos Não se Combate Cortando Copinho de Café


Ou, em termos que li no Cláudio Humberto: A crise não se combate com placebo.
Os ixpicialistas estão dizendo que, para justificar o trem da alegria do aumento de salários para algumas categorias de funcionários públicos; o que levará a pressões e ações judiciais das demais categorias; ou mesmo pelas regras atuais, nos efeitos cascata, para os demais poderes da república;   a confusão está formada e a conta vai ser enorme...
O termo em curso, que aprendi hoje, é "critérios do nominalismo": os aumentos maiores de hoje serão compensados por aumentos menores no futuro. Segundo Gil Castelo Branco, da única ONG que faz valer o NG; Contas Abertas, o nominalismo só funciona se aplicado nos grandes grupos de despesas do governo: Saúde, Educação, Previdência e Assistência Social e Pessoal.Fora disso, cortes e reduções serão apenas perfumarias.
Com um déficit previsto de R$ 170,5 bilhões, aplicar o nominalismo em passagens aéreas, diárias, hospedagens, vigilância e limpeza; é cortar só pra gerar desgaste, sem consequência prática nenhuma.
Sem falar que o trem da alegria, com aumentos de até 41% para as 16 categorias de servidores abençoados, e a possibilidade de se criar quase 15 mil novos cargos federais; vai cair como uma bomba nas pesquisas de avaliação do governo do marido da Marcela, já sob artilharia pesada da corja vermelha, em seus "movimentos sociais". 
Se já é difícil se entender tanta caridade e bondade com os impostos para quem está empregado, imagina para os 14 milhões de desempregados
O que se fala mundo afora, e deixa quem pensa com os cabelos em pé, é que a crise no Brasil é a maior do mundo. Se eles estiverem certos, a herança da Afastada é pior do que se vive em territórios em guerra.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Suíça Recusa Programa de Renda Mínima


Deve ser muito ruim morar num país pobre como a Suíça. Foram obrigados a recusar num referendo uma proposta de implantar o pagamento de uma renda mínima a todos os cidadãos do país, correspondente a R$ 9 mil por adulto e a R$ 2.260 por criança.
A consulta, feita revelou que a rejeição da população foi de 78%. O governo já era contra a proposta, alertando que causaria elevação do imposto e queda na qualidade dos serviços públicos.
Pois saiba que. esta proposta recusada na Suíça é semelhante a uma lei aprovada no congresso brasileiro, a comando do corno Eduardo Suplicy, agora só faltando sua regulamentação em lei.

Publicidade

Aqui, ao sul do Equador, se vai pagar uma pensão vitalícia a todos os brasileiros, num mesmo valor, seja pobre ou rico, ganharemos todos a mesma mesada. 
Uma pergunta que vem à cabeça é: só isso? Daí pra frente é cada um por sí? Claro que não. O estado ainda continuaria com a obrigação de atender às necessidades de saúde, moradia, educação e previdência.
Eu recomendaria que Suplicy tente convencer os suíços de que eles são tontos e perderam uma excelente oportunidade de justiça social.
Só para registrar uma comparação das duas nações, a Suíça tem o terceiro IDH - Índice de Desenvolvimento Humano do mundo (0,930) e um PIB per capita de US$ 85.374. Na mesma escala, os números do Brasil são 0,755, 75a posição e US$ 11.387.

domingo, 5 de junho de 2016

Um VLT Sem Serventia

Inaugura-se hoje o primeiro trecho do VLT do Rio de Janeiro. Até aqui, são 1,2 bilhões de reais aplicados na obra, que ligará os 18 km entre a Rodoviária e o Aeroporto Santos Dumont.
A badalação será tão grande que p dono, Eduardo Maricá paes, mandou fechar a av. Rio Branco das 8h às 18h, para virar uma grande área de lazer. 
Com o novo modal, vão se integrar todos os meios de transporte existentes no Centro da cidade: barcas, metrô, trem, ônibus, rodoviária, aeroporto, teleférico, terminal de cruzeiros marítimos e, futuramente, o BRT Transbrasil.
Considerando apenas a novidade e o romantismo dos vagões, o VLT é uma atração à parte, enquanto vai ligando pontos absolutamente turísticos, sem influência nenhuma na reais necessidades de transporte da população. 
Passando quase sem ruído no meio das ruas, não há pescoço que não gire, nem celular que fique guardado. Tanto que os "motorneiros" modernos vão ter que usar todos os conhecimentos adquiridos nos treinamentos na França para pedestres que atravessam fora da faixa; ônibus que ficam parados sobre os trilhos e entregadores de mercadorias que invadem o espaço das composições. Vão passar boa parte do percurso com o dedo na buzina.

O bilhete vai custar R$ 3,80 e, portanto,  vai demorar uma porrada de tempo para retornar o contestável investimento.
 

"Eu Vou Viajar"


No facebook da Afastada ontem, constava a ameaça queixosa por ter negado pela casa civil seus pedidos absurdos de ter disponível para si um bezourão de aço, conforme consta na imagem aí em cima... A coisa é tão surreal que chega a beirar a loucura.
Não só por "exigir um direito" que não tem, mas também, e principalmente, por demonstrar a prepotência e arrogância que marcou sua passagem pela vida pública, a partir do primeiro governo do 9 dedos.
Pra não me estender muito na lista, lembro à dentuça que a primeira ministra alemã, Angela Merkel, não usa os aviões do país para férias e viagens particulares. Quando seu marido a acompanha em viagens oficiais, o faz em aviões de carreira ou paga pelo transporte público, o custo real de estar no voo.
O recém-empossado presidente Macri, da ARGHentina; não usa mais o Tango I, Boeing 747 da esquadrilha nacional e voa em aviões de carreira par o exterior. O primeiro ministro da Inglaterra também procede assim.
Desta forma, só me resta recomendar à ex-mandatária: TOMANOCÓ