Read In Your Own Language

sábado, 2 de janeiro de 2016

Feliz Ano Novo


É muito difícil desejar Feliz qualquer coisa, principalmente Ano Novo, com esta corja no poder. Mas, como é pelo menos desejo, é o que esta Tribo se apressa a fazer, no início de 2016. Estaremos firmes e fortes por aqui. Com este cacique, a curiola não se cria.
Pra começar bem, a governANTA sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2016. 
Por lá consta que não haverá reajuste do Bolsa Família, o BNDES não mais financiará obras e serviços no exterior e também não serão feitos repasses por convênio para transporte e alimentação escolar. 
Mas as caixas pretas e devoradoras de dinheiro das estatais ficam como estão.
No primeiro mandato da dentuça, forma criadas 13 novas empresas. Não servem pra poha nenhuma, exceto acomodar alugados e fazer sumir dinheiro.
Mas tem 3, em especial que são um primor: a Empresa de Planejamento e Logística - EPL, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH e a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa - AMAZUL. Estas preciosidades dependem 100% de recursos de impostos pois não geram um centavo de receita. Em 2015 custaram 1,2 bilhões de reais.
A EPL tem um nome pomposo mas só faz cuidar do trem-bala, que só existe na cabeça dos larápios e nas telas de power point.
A EBSERH foi criada para administrar as instalações hospitalares das universidades. Se o serviço já era uma bosta, com uma administração apadrinhada phodel de vez. Dá pra ver nas TVs.
A AMAZUL não tem um estilingue pra defender poha nenhuma. É só pra dar status a alguém. 
fazendo um balanço, desde 2003, quando os imbecis do PT assumiram a cadeira com o 9 dedos, foram criadas 42 estatais. Vê se pode...
Mas a LDO carrega em seu bojo um acréscimo de receita que se encaixa perfeitamente na volta da CPMF. Além disso, eles têm na cartucheira o aumento de cotas da CIDE e outras tarifações adicionais.
Mas para se prevenir, além da esculhambação da revisão do superavit negativo de 2014, já pedalaram mais de 100 bilhões de reaus de 2016 e "pagaram" com dinheiro de banco imobiliário uns 57 bilhões, pra diminuírem o rombo a ser transferido.
Por isso é doído dizer FELIZ ANO NOVO...

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Saúde, Certa, Só a Resposta Pra Espirro


O sinal de alerta estava soando no Brasil inteiro faz tempo. 
Frequentemente se via nos noticiários, escritos ou em vídeos, cenas de ambientes hospitalares repletos de macas nos corredores, pacientes pelo chão, ataques de histerismo de familiares desesperados, choros e ranger de dentes.
E na sequência se via ou  lia, secretários e ministros de saúde, governadores e outras otoridades a desancar desculpas que pareciam destinadas a salvar almas pra entrar no céu, tão convincentes que pareciam ser.
Mas o caos era iminente. Explodiria a qualquer momento.
Começou pelo Rio de Janeiro, acelerado por orçamentos calcados nas receitas submarinas e inexistentes do préçau, alardeado no passado pelo 9 dedos, candidato a futuro emir da Arábia Saudita dos Trópicos.
No dia seguinte, governadores de todo Brasil, ou seus designados, anunciavam suas próprias catástrofes e as caras de "safado desolado" do Pezão começaram a se repetir nos rostos dos demais governadores.
A teoria da conspiração remete a um caos calculado e bem tramado para forçar a aprovação da nova CPMF, amaldiçoada tributação que já tentou se relançar sob a égide de suporte à previdência e, descaradamente, reforço de caixa temporário para cobrir "dívidas imprevisíveis" dos governos.
Este cacique pessoalmente concorda que seja muito possível ser verdade.
A saúde não precisa de tanto recurso adicional assim. O que falta é administração.
Frequento unidades de saúde públicas e vejo que funciona. No exato momento do atendimento. Há agentes de saúde que atendem com atenção, respeito e profissionalismo. O atendimento administrativo é, via de regra, muito ruim. Ou pelo menos, em um grande número isso se repete. Vê-se muitos "fingindo que trabalham".
O que pega são os relapsos, despreparados, incompetentes e desumanos. Sejam médicos, enfermeiros ou administrativos.
Novos tributos para novos recursos para a saúde seriam um esforço gigantesco que precisa de contrapartida; dos médicos e enfermeiros, quase sempre displicentes; das cooperativas mais preocupadas em receber por serviços notoriamente precários;  dos administradores dos hospitais que não saem de seus gabinetes nem cobram de seus subordinados um serviço de qualidade. 
A saúde vai mal não porque os governos tenham deixado de investir, mas porque o sistema em si é um monstro que devora o próprio Estado e destrói vidas que deveria salvar.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A Marca do 171 - PT


Pedaladas, mentiras deslavadas, promessas estonteantes, discursos demagógicos... Foi a marca do PT ao longo de 2015 (para ficar restrito ao passado mais próximo).
O estelionato eleitoral por si só já seria motivo para impeachment, prisão surra em praça pública e o mais de penas que se pudesse imaginar.
Um destaque que se cabe... Os mais badalados na campanha: Minha Casa, Minha Vida; e Pronatec; terão seus agentes empreendedores "terceirizados". Serão financiados não pelos falidos cofres do tesouro nacional, mas pelo FGTS.
Não podendo arcar com o custo de juros astronômicos que é obrigado a impor, por conta do combate à inflação desenfreada, o gunverno vai financiar suas loucuras com a grana do trabalhador, pagando a taxa irrisória com que remunera o capital de aposentadoria dos pobres coitados: 3% ao ano mais TR (Taxa referencial).
Considerando o rombo que impuseram aos fundos de pensão das estatais, um FGTS bem mais robusto dos empregados das empresas do governo, quando os obrigaram a investir nas maiores roubadas (literalmente) que apareceram no mercado desde 1500; tenho a certeza e o temor de que o pouco, mas certo, dinheiro previsto para que os trabalhadores tenham uma reservinha ao fim do período laboral; seja escorrido pelo ralo do calote quase certo de mutuários e estudantes falidos, que o governo vai jogar no mercado.