Read In Your Own Language

sábado, 8 de setembro de 2012

Chico Pinheiro e os Colégios Militares


Publico um e-mail que recebi sobre uma carta enviada ao jornalista Chico Pinheiro sobre a participação de estudantes de colégios militares no programa Soletrando. É auto-explicativa e dispensa comentários. podia dormir sem essa Chicão...

Carta aberta ao jornalista Chico Pinheiro (2)

Espero que o senhor tenha tido a oportunidade de assistir ao quadro “SOLETRANDO” no programa Caldeirão do Huck, no sábado, dia 25 de Agosto, coincidentemente o dia que se comemorava o Dia do Soldado, data em que se homenageia a figura de Duque de Caxias, insigne herói e patrono do Exército Brasileiro, 1ª instituição em credibilidade nas diversas pesquisas realizadas no Brasil.

O programa é da mesma emissora que lhe paga para você destilar o ódio e falar o que quiser, mesmo que para isso tenha que atacar e vomitar raiva, como fez recentemente,no telejornal BOM DIA BRASIL, em matéria sobre o resultado do IDEB, onde das 30 melhores escolas públicas do país, DEZ SÃO MILITARES.

Ali, o senhor fez o que pode para atacar e tentar desmerecer a posição de destaque alcançada por Colégios Militares do Exército e da Polícia Militar. Só não conseguiu porque Rodrigo Pimentel,ex-aluno do Colégio Militar e mesmo sendo atacado por você, soube defender a instituição que tão bem conhece.

Pois bem, no referido programa, acima citado, dois jovens alunos, um menino de Recife e uma menina de Manaus, travaram uma batalha cultural, poucas vezes vista naquele programa, demonstrando enorme conhecimento da nossa língua portuguesa. Passaram mais de vinte minutos, soletrando e acertando diversas palavras, que segundo o Professor Sérgio Nogueira, eram palavras dificílimas e pouco usuais no nosso dia-a-dia.

Depois de muito tempo a menina errou uma palavra e foi desclassificada. E o que isso tem com o assunto de escolas militares.

É que os dois jovens são alunos de Colégios Militares do Exército. A menina é do Colégio Militar de Manaus e o garoto é do Colégio Militar de Recife.

Assim como no IDEB, eles passaram por um concurso e uma avaliação nacional. Ultrapassaram e venceram vários concorrentes, por seus méritos e por sua formação chegaram à semifinal do programa Soletrando, sendo que o rapaz, ao vencer sua concorrente, já está nas finais do programa.

Diferentemente do que o senhor falou no BOM DIA BRASIL, nos Colégio Militares não é do tipo: “eu mando e você obedece”. Isso chama-se muito estudo,disciplina e hierarquia, que deve existir até no seu emprego. Experimente chegar atrasado, drogado, ou bêbado, na Globo, na hora de apresentar seu jornal, ou ainda, fale mal do seu chefe e veja o que vai acontecer.

Isso não é militarismo, é disciplina e hierarquia, que serve para todos os segmentos da sociedade e de nossa vida. Nos Colégio Militares os professores não faltam, não fazem greve, cumprem horários. Os alunos também cumprem os horários e respeitam os mais velhos, principalmente os professores.

Falo em meu nome, mas tenho certeza que os militares acham que você não precisa falar bem deles e de suas organizações militares em seus programas, mas pedem e exigem que o senhor respeite, elogie e concorde com o que diz o Ministério da Educação, Órgão Federal do Executivo, do QUAL FIZ PARTE COMO FUNCIONÁRIA DURANTE 30 ANOS DA MINHA VIDA, no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais, Nível Superior, que faz parte de um governo que deve ter a sua matiz e que não deve ser contestada: o ensino nos colégios, administrados pelos militares, está entre os melhores do país.

Por que o senhor não desfila o mesmo ódio pelos "maus feitos" ocorridos nos segmentos do governo, tais como "mensalão", "dinheiro na cueca" e tantos outros desvios de condutas de políticos ligados ao governo?

O resto é demagogia e incompetência, inclusive de quem ignora isso ao noticiar essa verdade em rede nacional de televisão.

Por coincidência nesse sábado, 1 de setembro, mais um jovem se classificou para as finais do Soletrando e sabe onde ele estuda, no Colégio Militar de Porto Alegre.

Como disse Luciano Huck, no programa de ontem:

"Teremos uma final do Soletrando, com três alunos só de Colégios Militares do Exército.

É isso aí, seja pelo menos coerente e pense antes de tecer comentários e opiniões que só dizem respeito ao senhor mesmo.

Maria Helena ---Professora, Pedagoga, Bacharel em Direito, Pós-Graduada em Gerenciamento e Administração de Recursos Humanos.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Cordelando 77: Independência ou Sorte?


Há muito tempo passado,
Na beira do ribeirão.
O jovem principe herdeiro,
Arrumou a confusão.
Recebendo de Bregaro,
Um bilhetinho do João.
Berrou lá aos quatro cantos,
Acabou-se a união.

Amuntado numa mula,
Que virou um cavalão,
No quadro que Pedro Américo,
Preparou prá exposição.
Tirou espada da cinta,
E gritou bem alto e forte,
Pois agora no Brasil,
É Independência ou Morte.

Vixe Maria disseram,
Na comitiva do ômi.
O povo de Portugal,
Vai nos fazer passar fome.
Diz dom Pedro corajoso,
E calando o vai-não-vai.
Fiquem calmos meus amigos,
Já acertei com meu pai.

Assim se vê que a origem,
De tudo nesse país.
Nem sempre tem tanta glória,
E nem é o que se diz.
Pois a grande independência,
Que até hoje se celebra.
Começou foi num conchavo,
De um imperador pereba.

Mas cuidemos de viver,
O que depois se seguiu.
Começou-se a incrementar,
O progresso do Brasil.
Teve lá umas quizombas,
Vez ou outra um aperreio,
Mas construi-se a nação,
Forte e até de grande esteio.

Eu por mim tenho orgulho,
De brasileiro nascer.
Essa terra tem valor,
Faz fazer acontecer.
Nossa voz é importante,
Pro processo construir.
Temos que ser atuantes,
Prá essa nação não ruir.

Combatendo o bom combate,
Enfrentando a opressão,
Denunciando desmandos,
Não dexando corrupção.
Que sabe a grana de impostos,
Que tanto por aqui se banca,
Vá mesmo prá educação,
Saúde e segurança.

Povo bom se tem de monte,
O coração é bem grande.
Tanto é que uns bandidos,
Aproveitam alguns instantes.
Enganam os coitadinhos,
Pensando que agem bem,
Trocando a dentadura,
Pelo voto que dentêm.

Um dia o povo sábio,
Educado e com cultura.
Vai escolher seu governo,
Sem medo da ditadura.
Dos que dizem que a Zelite,
Com toda força que tem.
Não quer ver o crescimento,
Do povo e de mais ninguém.

Oxalá que não demore,
Tá na hora de acabar.
Educação para todos,
Instrução prá se votar.
Que o povo que escolhe,
Os destinos da nação.
Escolha bem governante,
Qie toquem o Brasilzão.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Utilidade Pública: Enfizema Pulmonar

 
Este cacique recebeu um pedido da amiga @CelesteRF para divulgar o trabalho do Instituto Chico Anísio quanto às doenças decorentes do tabagismo. Fumante inveterado e sem-vergonha e potencial portador do mal, claro que aderi e atendi com muito prazer ao pedido.
Assim como milhões, Chico Anysio contraiu Enfisema Pulmonar ao longo de 40 anos como fumante. Diagnosticado há 27 anos, após um infarto cardíaco também causado pela ação do cigarro, parou imediatamente de fumar, mas o Enfisema já estava instalado. Durante muitos anos, Chico sentiu e sofreu com a ação progressiva e devastadora da doença, consciente de que não havia cura.
Na última década, quando começaram a divulgar as primeiras pesquisas com células-tronco, ele passou a acreditar que seria curado através desta terapia. Mesmo sem ter conhecimento de nenhum estudo científico sobre o emprego da terapia celular para enfisema e outras doenças degenerativas do pulmão, Chico nunca perdeu a esperança e revelou numa entrevista a um programa de televisão, seu entusiasmo com a nova terapia e que se colocava à disposição como voluntário, caso, eventualmente, houvesse algum novo estudo com emprego de células-tronco para tratamento de enfisema.
No link indicado acima, você pode verificar mais detalhes sobre o trabalho do instituto e de cmo colaborar. Participe.
NA: Embora o tema seja trágico, Chico era um inigualável humorista e um guerreiro, razão pela qual abro o post com as boas lembranças que guardo dele.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Feriado na Taba: Celebração da Emancipação

 
O mapinha ai de cima representa a distribuição das províncias do período regencial no Brasil. A maior de todas era a província do Grão-Pará, um colosso tão notável que virou até aquela estrela solitária acima da faixa Ordem e Progresso na bandeira do Brasil.
Pois bem. Hoje é feriado aqui na taba. No dia 5 de setembro comemora-se a elevação do Amazonas à Categoria de Província, concluindo em 1850 uma longa luta pela autonomia política da região.
A história mais documentada registra a chegada da missão portuguesa comandada por Francisco da Mota Falcão em 1699, criando a vila e construindo a Fortaleza de São José do Lugar da Barra do Rio Negro.
Em torno desse forte foram se aglomerando as tribos barés, banibas e outras, embora a convivência pacífica não tenha se estendido aos caboriocenas, caraíbas e manaós (ver o link na coluna ao lado sobre o Cacique Ajuricaba); que não aceitaram a presença do homem branco e com eles travaram duras batalhas.
Com a mote de Ajuricaba, a paz aumentou até qu se tornou a Vila da Barra deSão José do Rio Negro, primórdio da cidade de Manaus. Alguns anos depois, em 1755, D. José I criou a Capitania de São José do Rio Negro, raiz do Estado do Amazonas, cuja sede foi instalada por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, na missão de Mariuá (nome indígena), que ele elevou à categoria de Vila mudando o nome para Barcelos (nome luzitano). Em 1791 o governador Lobo d’Almada transferiu a sede do governo para o Lugar da Barra, mas em 1799, reinstalou a Capitania em Barcelos cumprindo determinações de uma Carta Régia de 1788. A morte de Lobo d’Almada resultou na formação de uma Junta Provisória que fez a transferência definitiva da sede da Capitania para o Lugar da Barra em 29 de março de 1808.
O responsável pelo primeiro surto econômico foi Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão do Marquês de Pombal, que começou a explotação de espécies biológicas no ciclo conhecido como das especiarias e drogas do sertão, que durou até o final do século 19 quando começou o áureo período da borracha.E foi essa economia alicerçada nos produtos naturais (além da pressão política) que levou D. Pedro II a reconhecer a importância da região e elevar a Capitania à categoria de Província em 5 de setembro de 1850, nomeando, em 1851, João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha como primeiro governador. Naquele ano a população do Lugar da Barra foi estimada em 45.000 habitantes; 7,5 vezes maior do que em 1850, ano em que foi criada a Província do Amazonas, cuja capital foi definida como Manaus, em 1856, por decisão da Assembléia Legislativa Provincial. Em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República, a Província do Amazonas passou à condição de Estado conservando Manaus como sua capital.
Essa é a história. Contada por quem ama esta terra e a defende com toda força de sua borduna.

Cromoterapia na Prática



Uma pesquisa da Littlewoods, loja de departamentos on-line, com 2.000 clientes no Reino Unido apontou que casais que usam lençóis na cor violeta tem vida sexual mais intensa: transam 3,5 vezes por semana.
Em segundo lugar ficaram os casais que usam roupa de cama vermelha: 3,2 relações por semana.
Na terceira posição, o azul celeste: 3,1 vezes semanais.
De acordo com reportagem do "Sun", o material com que os lençóis são feitos também influencia.



Seda: 4,25 vezes
Algodão: 2,72 vezes
Nailon: 2,35 vezes
Poliéster: 2,33 vezes

Ah, a cor da parede também causa impacto. Lilás é a cor que mais anima os casais!
E depois Simonal vinha com aquela estorinha de "Vesti Azul". Francamente...
FONTE: Blog Page Not Found

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Rui Falcão e o Efeito da Maconha Estragada


A insensatês, disfarçatês, cara-de-pau-lês, serrergonhicês, e todas as rimas que se possam encontrar podem, e devem, ser aplicadas quando o assunto é petralhas x mensalão.
Mesmo com a confirmação por unanimidade (os votos absolutamente tendenciosos, carregados de agradecimentos por favores  e partidários de LewandoNãoSeiQueNãoSeiOnde e Toinho Toffoli não contam) de que o crime de lesa pátria é fato, existiu, é comprovável e vai levar meio mundo em cana; continuam a negar sua ocorrência e tentam manter o grande mentor e grande líder longe da lama, com o mesmo e surrado argumento: os conservadores e integrantes do PIG.
Ontem, durante o lançamento da candidatura de Jorge Lapas, o vice que virou titular em cima da hora lá em Osasco, o presidente nacional da facção PT, Rui Falcão, largou ao vento umas pérolas que devem ser registradas. Coisas como "o partido foi vítima de um golpe de setores conservadores da sociedade com a condenação de um deputado federal pelo STF".
E continua o pau madado: "Vocês sabem que mexeram com o PT, um golpe grande, que faz parte de uma ação daqueles que foram derrotados nas urnas três vezes. São esses conservadores que diziam que o Brasil não podia crescer mais de 3%, que não podia dar aumento de salário, que gerava inflação. São esses mesmos conservadores que, junto com os setores da grande mídia, perderam na urna e tentam nos derrotar por outros meios".
E ainda teve a petulância de ameaçar que não lhes é conivente com palavras de incitação à violência da ordem e "não mexam com o PT, porque quando o PT é provocado, ele cresce".
Na visão deturpada e facista de Falcão, a condenação não passa de uma reação às conquistas socias (??) dos (des)governos de loola e deelma, pois a Zelite suja e reacionária, não tolera que um operário tenha mudado o país e que uma mulher dê continuidade a esse projeto, que retirou o povo da condição de subjulgado.
Daí, na insana cabeça dele, uma vez que foram derrotados três vezes nas urnas, lançam mão dos instrumentos de poder que ainda dispõe, desde a mídia conservadora, passando pelo Judiciário.
O tual prefeito da cidade, Emídio de Souza, também petralha e que bancou a candidatura de Lapas, seguiu a linha de Rui Falcão, sendo até mais incisivo: "O que reina aqui é: mexeu com um, mexeu com todos", para logo após informar que vai se licenciar do cargo prá cair de boca na campanha e que o próprio 9 dedos irá se envover na eleiçao de Lapas. Fica claro que a eleição de Lapas virou questão de honra para o PT.
Fato é que o grau de baixaria não muda. Está sendo na campanha daqui de Manaus, vi isso e Belo Horizonte e tenho acompanhado, ainda que de longe, em São Paulo e Recife; onde os candidatos do PT começam a se mostrar uns cones insustentaveis.
O nível vai cair. E muito.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Uma no Cravo, Outra na Ferradura


Romero Jucá Filho, senador da república desde 1994; sócio majoritário do estado de Roraima, onde foi governador indicado por Zé de Ribamar; por trás de muitas, eu diria dezenas, de falcatruas naistóriadeçepaís; que até já separou da mulher prá não deixá-la inelegível; dono de uma fortuna incalculável em uma lista enorme de negócios escusos, incluindo financiamentos de bancos federais dando como garantia terras da própria união; líder de todos os governos desde Tomé de Sousa; está preparando mais um grande golpe usando seu prestígio, influência e poder de fogo.
Numa tarde modorrenta lá em 17 de maio, uma quinta-feira de árduo trabalho no Congresso, Jucazinho subiu à tribuna para, como de hábito, defender os mais caros interesses do país. Eloquente, como sempre, exortou os senhores senadores a legalizar a atividade de mineração em terras indígenas, dando sustentação a um projeto de lei de sua autoria.
Em sua empertigada fala, invocou a enorme importância do debate para o Brasil, pois como decorrência da atividade, "haverá pagamento de royalties ao Poder Público e também à população indígena".
Pela regra que estabelece seu projeto, ganhará o direito à mineração aquele que pagar mais à comunidade indígena. Digamos assim, haverá uma licitação tipo leilão.
Jura com todas as letras que serão adotadas todas as providências para que haja todo o cuidado ambiental e todo o cuidado antropológico por parte da eficientíssima Funai.
O momento foi de grande emoção. Jucá talvez tenha pela primeira vez na sua longa carreira, empregado no mesmo discurso os termos "licitação, cuidado ambiental e cuidado antropológico". 
Mas aqui deixo a pergunta a ser respondida na sequência: Por que (separado viu dona deelma?) Jucá tem enorme pressa para que o projeto seja aprovado logo, de preferência, ainda neste ano?
Em 2 de abril; portanto, um mês antes do discurso eloquente e cheio de interesses republicanos de Jucá, uma empresa chamada Boa Vista Mineração pediu autorização ao governo, através do Departamento Nacional de Produção Mineral, o DNPM, para explorar ouro em nove áreas de terra que suportam comunidades indígenas; aliás, o que mais tem em Roraima depois que 9 dedos aprovou a bendita reserva Raposa Serra do Sol.
Mas a quem pertence a Boa Vista Mineração, uma empresa com capital de R$ 2 milhões? Por um absoluto acaso do destino, a sócia majoritária chama-se Marina Jucá, cidadã brasileira, vacinada, de 29 anos, e filha do nobre senador. Também por inusitada complementação societária, os outros dois sócios dela no negócio são ligados a çua inçelença. Em mais um daqueles casos de surto de competência filial de autoridades, o tino empresarial de Marininha revelou-se bem recentemente. Não faz muito tempo, a prendada jovem empresária era empregada no gabinete de painho e ainda fazia faculdade na corte.
Obviamente que Jucá nega de pés juntos e mão na bíblia que haja conflito de interesses quando defende uma lei que beneficia sua filha, recém-convertida em expert em estudos e explorações geológicas, e que não tem nada a haver com os negócios da filhota.
Tolos, os apadrinhados de Romerito querem explorar ouro em reservas dos índios macuxis e uapixanas, num pequeno latifundio de mais de 90 mil hectares (coisa mais ou menos do tamanho da cidade do Rio de Janeiro), próximo à fronteira com a Venezuela, e portanto de dificílimo acesso e fiscalização, sem contar a extrema permissividade de evasões escamoteadas.
E podem ter certeza que o El Dorado do mais roraimense dos pernambucanos vai sair loguinho. O relator do projeto na Câmara é o deputado Édio Lopes, por obra e graça dos deuses indígenas, também do PMDB de Roraima e amigo íntimo do senador. também com os orixás ajudando, Sérgio Dâmaso, senhor da guerra no DNPM, aquem caberá dar a canetada final e conceder as autorizações e decretos de lavra à empresa da prendada Marina Jucá, é bancado no cargo pelo PMDB.
Uma vez que o pedido foi feito antes da vigência da lei, se o projeto for aprovado, poderá nem requerer uma licitação e a empresa dos Jucás deverão obter a licenças de imediato.
Morei em Roraima por 2 anos. Aquilo lá é um paraíso de minérios, em especial ouro e diamantes, além do raro e caro nióbio, usado na prodição de ligas especialíssimas de finos aços para tubulações de fluidos que requerem extrema pureza dos pipelines, como petróleo e água super-pura da indústria nuclear devido a sua baixa capacidade de captura de nêutrons termais.
também é usado em soldas elétricas de primeira linha e nas superligas para fabricação de componentes de motores de jatos , subconjuntos de foguetes , ou seja, equipamentos que necessitem altas resistências a combustão.
E ainda o nióbio se converte num supercondutor quando reduzido a temperaturas criogênicas, sendo portanto, item de extremo valor num futuro meuito próximo.
Conhecendo um pouquinho de mineração, minerais, da região e de Romero Jucá, afirmo sem medo de errar, que tem muito chuncho escondido nesse angu. Romerito não bate prego sem estopa. Podem aguardar.