Read In Your Own Language

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cordelando 69: A Situação Está Pornográfica Mesmo

Coincidência danada,
A sequência do cordel.
Pois tudo é obsceno,
Aqui no nosso quartel.
Inflação que só avança,
 Economia que cai.
E o governo enganando,
Fingindo que agora vai.

Desde quando o 9 dedos,
A marolinha inventou.
Que o povo da economia,
Nunca mais se preocupou.
Basta fazer umas contas,
Pauerpoint apresentar .
Que tudo aqui se resolve,
Não que se avexar.

Quando a crise nas Orópa,
Começou  acontecer.
Dona deeelma e o margarina,
Começaram a se esconder.
Quando vinham na TV,
Numa grande empulhação.
Ainda queriam dar aula,
Prá tudo que era nação.

Por lá bem que eles tiveram,
Que aprender a lição.
Cortaram suas despesas,
O que causou confusão.
O povo todo na rua,
Protestando a bom valer.
Enquanto aqui só se gasta,
Muito, a beça, Prá valer.

Aumentaram subsídio,
Pro carro e televisão.
Pensando em aumentar,
O progresso da nação.
Nêgo comprou como louco,
Num prazo compridão.
Não conseguiram pagar,
Endividando o povão.

O petróleo que seria,
Redenção desse país.
A Arábia do trópico,
Como 9 dedos diz.
A Petrobras quase quebra,
Com a grana que gastou.
Mas lá do fundo do mar,
Nem uma gota tirou.

Pagou conta de teatro,
De filme e apresentação.
Dos artistas que cheiravam,
Da muié o calçolão.
Plataforma e navio,
O negócio principal.
Ficou tudo esquecido,
E perdeu o capital.

Greve tem prá todo lado,
De professor a metrô.
Puliça e funcionário,
Quase ninguém aguentou.
Todos querendo uma graninha,
Prá sua conta pagar.
Pois acreditando neles,
Se danaram a gastar.

Os ataques terroristas,
Começaram a acontecer.
os trens todos se chocando,
Sem ninguém saber porque.
Quando a perícia mostrou,
Que motivo bom não há.
Só mudaram então o alvo,
Que é prá rastro não deixar.

Surgiram então os ataques,
Da turma do PCC.
Atirando nos PM´s,
Que têm que se defender.
Quando trocaram uns tiros,
E algum bandido morreu.
O direito dos humanos,
Logo, logo se meteu.

Sem falar nos aconchavos,
Prá ganhar a eleição.
Gente que nunca se viu,
Agora vira amigão.
  Tudo isso prá dispor,
Do bem maior que se tem.
Tempo na televisão,
Prá soltar o nhém-nhém-nhém.

E o tribunal que cuida,
Dos que vão candidatar.
Admitiu que a sujeira,
Deve sim continuar.
Numa decisão danada,
Que humilhou a nação,
Informou que os ficha-suja,
Participam da eleição.

Vou cuidar da minha vida,
Tenho muito o que fazer.
Mas continuo de olho,
Com os que enganam você.
Se houver qualquer novidade,
Que mereça exaltação,
Faço então um cordel extra,
Mas informo a essa nação.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Finalmente Cai o Pano 2

Sabem o Eike Batista? Aquele contumaz beneficiado de zilhões de  dólares, euros e reais pelo BNDES? Aquele que o painho Eliezer entregou o mais detalhado mapa de jazidas minerais das mais diversas? O pai do Thor atropelado por uma bicicreta atômica?
Pois é...Li no blog Brasil 247 que o maior empreendedor vivo sobre a face da terra corre o risco de entrar para a história das finanças como a maior bolha financeira individual de todos os tempos; aquele micão maior que o King Kong.
 A história registra várias megalomanias de investimento que se transformaram em quebradeiras, prejuízos gigantescos e até suicídios coletivos. Ferrovias, clube de ações, tulipas, ouro, internet, boi gordo e outros casos existiram e provam a teoria, mas tantas oportunidades de negócios na mão de um único iluminado nunca houve.
Terça feira, a OGX,  joia da coroa do grupo comunicou que o mar de petróleo prometido não era tão grande quanto se falava. As reservas do campo de Tubarão Azul tinham apenas um terço do que se previa. O que se assucedeu? As ações da OGX despencarm 25% no pregão desta quarta-feira. Com isso, a queda acumulada no ano já supera 55%. Eike tentava inutilmente acalmar investidores, numa conferência no início da noite. Em vão.
Outras ações do “grupo X”, que usam a letra no nome porque o reizinho acha que faz multiplicar os lucros, também sofreram no pregão. A LLX, que constrói o Porto do Açu, no Rio de Janeiro, caiu 7,88% (queda acumulad no ano de 52,6%); a mineradora MMX desabou 6%, acumulando queda de 25% no ano, e a OSX, empresa que de navegação, recuou 13%, somando retração 40% no ano.
Agrava-se o fato que esses fabulosos negócios estão em fase pré-operacional, ou seja, ainda não produzem poha nenhuma e são apenas promessas.
Portanto, Eike estava vendendo aos inúmeros investidores do Brasil e do mundo a promessa de que estava montando uma nova Petrobras e uma nova Vale.
Com a grana arrecadada dos incautos, o corno (prá quem não se lembra do caso da Luma com o bombeiro) é um dos mais ativos personagens da vida social brasileira. Por várias vezes participou de leilões beneficentes para ajudar projetos sociais de Madonna, comprou ternos usados pelo ex-presidente Lula e não dispensou capas de revistas de negócios, além do filhote perseguido por ser atropelado pela bicicreta que falei acima.
Mas tirar alguma coisa da terra necas de pitibiriba.
Parece que esta qurta feira foi pródiga em desnudar reis (veja posto aí em baixo sobre crescimento e inflação para 2012).
Não se iludam que esse caso Eike é um problema apenas dos trouxas que compraram suas ações. Muita grana do BNDES corre nas veis entupids das empresas X. E se a coisa apertar, correrá muito mais, afinal ele é o queridinho do (des)governo desde os idos tempos do 9 dedos.
Como se diz no jargão do mercado financeiro, as ações do mundo X estão micando. Espera-se que o mico, tal qual no jogo de cartas, não morra nas mãos do governo federal. Corrigindo...No nosso colo.

Campeão Invicto?

Finalmente Cai o Pano


O blog tava meio que largadão porque este cacique estava avuando de novo. Mas estamos vivos e atuantes. Vejam se não é verdade...
Depois de todas as falácias, lero-leros e conversês do 9 dedos, margarina, deelma e Miroca, começa a cair o pano do milagre do crescimento cantado em prosa e versos pela corja.
Por anos a fio foram embalados pela insanidade de que estava gerando renda, emprego e crescimento desprezando sumáriamente a automatização com que o mundo crescia e os enormes benefícios do Plano Real, negado e desprezado pelos petralhas.
Pintou  a crise e a estagnação mundial e eles continuavam acreditando na sua prepotente e arrogante incapacidade de avaliar o que acontecia à sua volta  falando de PIBÃO, independência e autonomia da economia brasileira, marolinha e absurdos do gênero.
Agora começa a cair a máscara e o pano cai rapidamente. Mesmo com o pacote de incentivos e estímulo ao crédito editado recentemente, o rei está se mostrando cada vez mais nu.
Hoje, por exemplo, o Banco Central reduziu sua projeção para o PIB de 3,5% para 2,5%, mesmo estando todos os especialistas achando que vai ser muito menor, coisa da ordem de 2,18%.
A auto-flagelação se deu pela constatação de que o resultado do PIB do primeiro trimestre foi fraco, a produção da gricultura caiu 8,5% e a recuperação da economia tem se dado de forma bastante gradual, mesmo com todas as medidas já tomadas para incentivar a produção e consumo, como o pacote de compras governamentais de R$ 6,6 bilhões anunciado ontem.
No que se refere à sempre inexistente, a previsão do BC também foi alterada, de 4,4% para 4,7%, acima portanto da meta de 4,5%.
Segundo o BC, "a inflação ainda está alta em parte porque, apesar de a atividade econômica no Brasil ter sido bem moderada no passado recente, estamos longe em termos de crescimento de outras economias onde a taxa de inflação está muito mais baixa". CUMA? Inflação não era um fato de um passado remoto? O Plano Real não foi um estelionato eleitoral?
O que fica evidente é que nossa economia apresenta uma fragilidade assimétrica, atingindo apenas alguns setores da economia que normalmente são apadrinhados e abençoados com benesses do (des)governo, enquanto outros setores morrem à míngua.
O setor de serviços, por exemplo, objeto de intenso aquecimento, pesenta elevados índices de umento de seus custos, fazendo com que a inflação se torne bastante resistente.
O relatório destaca que as projeções de inflação e de crescimento do PIB divulgadas não são pontuais. "Elas explicitam intervalos de probabilidade que ressaltam o grau de incerteza presente."
Também ontem, margarina afirmou que o PIB crescerá pelo menos 2,5% em 2012. Prá´quem punha a mão na bíblia para dizer mês passado que o crescimento seria de de 4% , é uma mudança radical.
A ver...