Read In Your Own Language

sábado, 14 de janeiro de 2012

Crônicas do Buzão - Ediçao Zero, O Conceito

Neste novo projeto profissional em que estou trabalhando, ficarei em grande dependência de horários de terceiros. Isso poderá atrapalhar levadas e buscadas de crianças em escola e outras atividades domésticas, razão pela qual adotei o uso do bom e velho transporte coletivo, conhecido populamente como BUZÃO.
Como antropólogo amador, tenho o hábito de ficar observando e analisando as pessoas em suas ações, comportamentos, posturas, etc; e imaginando o que se passa em suas cabeças. Nada que chegue perto de fazer juízo de valores, gerar alguma carga de preconceito, fazer críticas de qualquer natureza; mas apenas e tão somente analisar as pessoas e tentar tirar delas algum ensinamento.
Um buzão é uma escola de pós-graduação das mais avançadas.
Há algum tempo atrás, andei trocando idéias neste sentido com a @marcianl, outra usuária de buzão e antropóloga amadora sobre a ideia de relatar estas experiências e agora resolvi tocar o projeto em frente.
Passarei então a relatar tais eventos numa nova coluna denominada Crônicas do Buzão, de modo a compartilhar com os leitores este aprendizado.
A coluna não terá um dia fixo, como os cordéis da sexta, mas aparecerão sempre que surgir um fato relevante.
Aguardem...Será de grande valia a todos, com certeza. O lugar de vocês está reservado como na imagem aí de cima.

Projeto Navega Recife



Eduardo Campos, o ixperto e pretencioso governador de Pernambuco e sua corja alugada regional que inclui os petralhas que dominam Recife com base nas suas mentiras e enganações de sempre, estão vendeno essa panacéia aí de cima como sendo a coisa mais revolucionária desde a descoberta do fogo.
Acontece que este cacique morou na Veneza Brasileira em sua infância e adolescência e sabe que não tem novidade nenhuma neste projeto. Ele existe desde o conde Maurício de Nassau, administrador da Companhia das Índias Ocidentais, nome da colônia holandesa resultante da invasão daquela nação ao Brasil colônia.
Entrecortada de rios e canais naturais e artificiais (o mais importante deles também projeto do conde), Recife deveria dispor de transporte fluvial desde então. As poucas linha deixadas pelo meu amigo Maurício eram em canoas e catraias da época e foram desativadas pelos portugueses tão logo retomaram a terra.
Aí pelos anos 70, a Companhia de Transportes Urbanos - CTU, empresa municipal de transportes coletivos, chegou a explorar uma linha meio turismo, meio transporte entre o Cais do Apolo no centro da cidade e o bairro da Ilha do Retiro, onde era a garagem dos barcos de remo do glorioso SPORT Clube do Recife.
Belas lanchas, compridas, confortáveis, teto de vidro, semelhantes às que aparecem no fime e que tive oportunidade de conhecer e desfrutar em Amsterdã.
Só digo uma coisa, na minha frente Dudu não vai mentir que a idéia é dele e da corja não no afã de querer ser presidente da república. Ajudem a não deixar.
AH...Namorar em noite de lua nas tais lanchas era o MUST...

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cordelando 44: Reformando Só Com Cuspe

Quando se fala em reforma,
Se pensa em troca de tudo.
Piso,teto, forro, gesso,
Faz o gago ficar mudo.
A madeira que tá podre,
A tinta que escureceu.
O rejunte desgastado,
Que de lodo apodreceu.

Lá pras bandas do planalto,
A coisa não é bem assim.
Não se mexe em quase nada,
Nem importa se tá ruim.
Se promessa já foi feita,
Se na imprensa já vazou.
Só se muda alguma coisa,
Quando quem manda é o senhor.

Dos 40 rouba tudo,
Que tem lá no ministério.
Uns herdados do sacudo,
9 dedos dos infernos.
Só quem sai foi quem pediu,
Pois tem outra vocação.
Se encaixar na prefeitura,
Roubo noutra posição.

É o caso do Haddad,
Que o defunto inventou.
Prá prefeito de Sumpaulo,
Terra de grande valor.
Dominada há muito tempo,
Por quem detesta o PT.
Gente bem esclarecida,
Que não se deixa envolver.

Outro caso é a baranga,
Iriny feia horrorosa.
Invejosa da beleza,
Da modelo mais famosa.
Que quer mais por fim da força,
Ser prefeita duma ilha,
Toda cheia de seus mimos,
Verdadeira maravilha.

Vitória até tem no nome,
Uma cidade boneca.
Uma marzão azul e belo,
D'onde se busca a moqueca.
Pois é lá que a feiosa,
Pensa em administar.
Se as bonitas não resolve,
As feias vão detonar.

No mais o caso é o mesmo,
Fica tudo sem função.
O dotô muda de pasta,
Da ciencia prá educação.
Num entende de nenhum,
Mas isso não tem importância.
Besteira já fala mesmo,
E com muita abundância.

Pode até sobrar uma beira,
Prá burguesa botocuda.
Num relaxa e nem goza,
Porque a bicha é bocuda.
Se bem que ela duvida,
Onde tem mando elevado.
Se na tecnologia,
Ou de vice no senado.

Pimentel que até sumiu,
Bezerrão lhe deu valia.
Toda grana que surgiu,
Com sua consultoria.
Tava na alça de mira,
Bobando na internet.
Mas conselho de valia,
Não sai nem com a peste.

Outra até bem insossinha,
É a irmã do cantor.
De Holanda igual à prótese.
Que nos peito até falhou.
Desagradou todo mundo,
Quando mudou na cultura.
O dinheiro do ECAD,
Lhe causou a sepultura.

Mas parece que escapa,
Do puxar do vassourão.
Num acharam quem acalme,
Dos artistas o reclamão.
E ainda falta o Negromonte,
Que nas cidades pousou.
Nem interessa o vexame,
Que nas enchentes passou.

Fato é que a governANTA,
Que prometeu a reforma.
Quando pensou que era a dama,
Que abria qualquer porta.
Viu que o compromisso é grande,
Quando cargo negucêia.
Que quem manda nessa poha,
São os mesmos, num varêia.

Recebeu uma carrilhão,
De pedido de lugar.
Era tanto figurão,
Que não tinha onde botar.
Preferiu ficar quietinha,
Se fazendo de paisagem.
Mas o que faltava mesmo,
Prá muié era coragem.

Garra prá fazer valer,
O cargo que assumiu.
A muié que manda mais,
Das mulheres do Brasil.
Botar dedo em ferida,
Engrossar o pescoção.
E dizer prá todo mundo,
Que governa a nação.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Seios: A Nova Prioridade Nacional

Histórica e tradicionalmente a preferência nacional sempre foi a bunda. Olhares, fotos e os mais profundos e enrustidos desejos, sexuais ou ergonômicos, estatisticamente demonstram tal fato.
Além do destacado apêndice lombar, existem outros objetos de fetiches menos votados; tais como tornozelos, lóbulos de orelha, dedões de pé; além de outras aberrações sujeitas ao rótulo de tara.
Destarte, seios podem ser colocados aí na faixa de número dois; sem causar trauma ou revolta de torcedores do destaque da belíssima arquitetura feminina.
Com mania de se meter em tudo (vide lei da palmada, cartilhas de educação sexual, conteúdo de livros didáticos, etc); o (des)governo deçepaís agora vai administar formas e tamanhos dos peitos das cidadãs.
A desculpa é a cagada da ANVISA que não controlou as próteses de silicone francesas (PIP) e holandesas (Rofil) usadas em larga escala e que usam silicone industrial e não médico na composiçaõ de seus produtos.
Com isso, as usuárias de próteses dessa natureza correm o risco de deformações físicas, além, e principalmente, de rompimentos e infiltrações indevidas para o resto do corpo, com perigo de contaminações do sistema linfático, muscular, celular e glandular.
Com sua eficiência administrativa de sempre, a determinação da governANTA preocupada com as mulheres brasileiras,
Foram anunciadas novas, eleitoreiras e oportunistas regras no SUS e que atingirão também os planos privados de saúde para atender às pacientes que tiverem problemas com as tais próteses. Como convém ao efeito populista, as cirurgias para a troca de implantes vai ser de graça, mesmo para as mulheres que colocaram as próteses por motivos estéticos.
Tardiamente, a ANVISA começou a recolher as próteses problemática simultaneamente ao lançamento da campanha In Pectore da dentuça. Estima-se que cerca de 19 mil mulheres colocaram próteses da PIP/ROFIL.
Em essência, as próteses serão substituídas de graça se exames médicos mostrarem que houve rompimento ou deformação. Num país de oportunistas, alguém tem dúvida que TODOS os casos serão dessa categoria?
Claro que a ANVISA e as sociedades médicas farão um providencial registro nacional de implantes mamários, que vai permitir rastrear as eleitoras por trás dos peitos afetados com posterior encaminhamento de correspondências de controle médico, blá, blá blá. A agência vai centralizar informações que os médicos vão mandar sempre que um implante for feito. Assim vai ficar mais fácil encontrar pacientes quando houver suspeita de problemas.
Prá não deixar a cumpanhêrada desamparada de algum benefício extra, técnicos da ANVISA vão fazer inspeções em fábricas de prótese de silicone no Brasil e, Gran Finale, no exterior.
A França e a Holanda são espetaculares neste início de primavera européia.
A conta? Bota no impostômetro...Afinal tem uma legião de idiotas calados que pagam tudo e só reclamam na missa...
Potaquepareo.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Bandidos de Toga. Sim, eles existem

Quando a doutora Eliana Calmon diz que tem muito bandido de toga, nêgo fica com raiva dela. Mas todo dia surge uma comprovação que ela está certíssima e por isso erá sempre o apoio deste cacique e da Tribo dos Manaós.
Mais uma nas paradas...O CNJ agora está julgando o pedido de anulação de promoções de 17 (dezessete) juízes ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, entre 2006 e 2009, conforme publica a Folha de São Paulo. As promoções foram denunciadas ao CNJ por uma entidade nacional que representa juízes.
Segundo a ANAMAGES (Associação Nacional dos Magistrados Estaduais), o tribunal privilegiou parentes de desembargadores e ex-dirigentes de outra entidade de classe em detrimento de juízes mais antigos. A ação afirma que, além de não observar critérios como antiguidade e produtividade, as decisões não foram publicadas em edital.
Entre os promovidos estão Nelson Missias, atual secretário-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros, e Doorgal Andrada, ex-vice-presidente da entidade. Ao ser promovido, Missias era o 46º na lista de antiguidad e Andrada, o 41º.
Claro que Missias (esse féla ainda tem um nome presunçoso) vê uma "trama" da ANAMAGES e diz que o órgão "não tem credibilidade e legitimidade para questionar promoções". Já o tal de Andrada diz que aquilo "que o CNJ decidir, eu vou aplaudir".
O Tribunal de Justiça de Minas informou que "vai aguardar a decisão do CNJ e cumprir o que for determinado".
Todo o poder ao CNJ, hoje e sempre. Dra Eliana, pode contar com este cacique e seus leitores.

Uma Fábula Movida a Etanol

Uma fábula a álcool, por Celio Pezza
Era uma vez, um país que disse ter conquistado a independência energética com o uso do álcool feito a partir da cana de açúcar. Seu presidente falou ao mundo todo sobre a sua conquista e foi muito aplaudido por todos.
Na época, este país lendário começou a exportar álcool até para outros países mais desenvolvidos.
Alguns anos se passaram e este mesmo país assombrou novamente o mundo quando anunciou que tinha tanto petróleo no pré-sal, que seria um dos maiores produtores do mundo e seu futuro como exportador estava garantido.
A cada discurso de seu presidente, os aplausos eram tantos que confundiram a capacidade de pensar de seu povo.
O tempo foi passando e o mundo colocou algumas barreiras para evitar que o grande produtor invadisse seu mercado.
Ao mesmo tempo adotaram uma política de comprar as usinas do lendário país, para serem os donos do negócio.
Em 2011, o fabuloso país grande produtor de combustíveis, apesar dos alardes publicitários e dos discursos inflamados de seus governantes, começou a importar álcool e gasolina.
Primeiro começou com o álcool, e já importou mais de 400 milhões de litros e deve trazer de fora neste ano um recorde de 1,5 bilhão de litros, segundo o presidente de sua maior empresa do setor, chamada Petrobras Biocombustíveis.
Como o álcool do exterior é inferior, um órgão chamado ANP (Agência Nacional do Petróleo) mudou a especificação do álcool, aumentando de 0,4% para 1,0% a quantidade da água, para permitir a importação. Ao mesmo tempo, este país exporta o álcool de boa qualidade a um preço mais baixo, para honrar contratos firmados.
Como o álcool começou a ser matéria rara, foi mudada a quantidade de álcool adicionada à gasolina, de 25% para 20%, o que fez com que a grande empresa produtora de gasolina deste país precisasse importar gasolina, para não
faltar no mercado interno.
Da mesma forma, ela exporta gasolina mais barata e compra mais cara, por força de contratos.
A fábula conta ainda que grandes empresas estrangeiras, como a BP (British Petroleum), compraram no último ano várias grandes usinas produtoras de álcool neste país imaginário, como a Companhia Nacional de Álcool e Açúcar,
e já são donas de 25% do setor.
A verdade é que hoje este país exótico exporta o álcool e a gasolina a preços baixos, importa a preços altos um produto inferior, e seu povo paga por estes produtos um dos mais altos preços do mundo.
Infelizmente esta fábula é real e o país onde estas coisas irreais acontecem chama-se Brasil.
CELIO PEZZA é escritor.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Cordelando 43: Fernando Bezerra o MANIMAL

Bezerrão aproveitou
Que eu estava distraído.
Desandou a fazer merda,
Se fazendo de fingido.
Comprou terreno de novo,
Pensando em safadeza,
Cacique tava de olho,
Ele deu uma bobeira.
 
Vindo da famíglia Coelho,
Tudo pode se esperar.
Desde os tempos de seu Nilo,
Que prefeito foi por lá.
Prá bandas de Petrolina,
Terra de muita porção,
De fruta muito bonita,
Vindo da irrigação.
 
Sempre se ouvia falar,
Das coisas de capilé.
Mandando lá no lugar,
Seja homem ou muié.
Fosse da gang dos Coelho,
Coisa boa não é não.
Expandindo os horizontes,
Por quase todo sertão.
 
Até parece absurdo,
Mandar todo orçamento.
Apenas prá Pernambuco,
Com tanta gente sofrendo.
Ponta a ponta da nação.
Tanta tragédia ocorrrendo.
Seja por falta ou porção,
De água do ceu descendo.
 
Desde 2010,
2011 também,
Seguindo 2012,
Mais grana prá lá tem também.
Dinheiro não faltaria,
Escorria do imbornal,
Porque Bezerra seria,
Prefeito da capital.
 
Mesmo na beira do Chico,
Rio valente e valoroso,
Bezerra já bem sabia,
Que mandaria de novo.
Tinha por lá candidato,
Melhor não pudera ser não.
Pois prá ser prefeito alí,
Havia escolhido o filhão.
 
Por enquanto deputado,
Bezerrinha sem plantar.
Colhia muito dinheiro,
Emenda parlamentar.
Comprou cisterna de monte,
De prástico prá render mais.
Fazendo de alvenaria,
Comissão não tinha mais.
 
O mano também coitado,
Num carguinho mixuruca.
Presidia a CODEVASF,
Estatal bem da porruda.
Manejava o dinheiro,
Orçamento federal.
E sem o menor volteio,
Pegava ponta geral.
 
Seu Bezerra eu não durmo,
Se o assunto é safadeza.
Posso estar meio afastado,
Pois não tenho essa moleza.
Trabalho porque preciso,
Porque gosto e não faz mal.
Grana que ponho no bolso,
Justifico na moral.
 
Mas já que o senhor possui,
Nome de Bezerra e Coelho.
Não deixo de lhe botar.
Um apelido pentelho.
Lembrando do personagem,
Que se virava em bicho.
MANIMAL o nome tinha,
Você vai ser ó seu lixo.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

2012: Fim do Mundo Confirmado

Prá quem tinha alguma dúvida sobre o fim do mundo em 2012, pode ir pedindo perdão dos pecados porque é inevitável.
A imprensa hoje dá conta que Jilberto Kassab (ele registrou JK lembram?) teve a pachorra de ofereceu ao 9 dedos uma eventual parceria de seu partido PSD, para ser vice do petista Fernando Haddad na disputa pela Prefeitura de São Paulo, em outubro.
O papunho entre confrades ocorreu quando o prefeito foi babar o EX numa visita que fez no SUS dos políticos, o Sírio-Libanês, durante uma das sessões de radioterapia.
Prá não ficar uma puxada de saco meia-boca, JK ainda deixou que o cabeça lisa escolha o nome.
Essa poha de babão joga uma bomba no nosso colo e pode nos por definitivamente como reféns dessa corja, que cada vez aumenta mais.
As conversas de cocheira davam conta que Kassab estaria articulando a união de sua legenda ao PSDB numa forte candidatura com o governador Alckmin indicando o vice numa chapa encabeçada por Guilherme Afif e, em troca, ficaria o compromisso de apoiar a reeleição de Alckmin em 2014.
Parece que a coisa babou e Kassab passa a ser mais auto-valorizado, se ulgando a última rosqui nha do pacote.
Claro que muita água ainda vai rolar mas a canalhice está à mostra. É hora de observar e ficar atento.
Nas pesquisas fanta que circulam, diz-se que noço líder está ficando mais influente em Sampa. Pode ser, havemos de levar em conta essa possibilidade. Mas a mesma pesquisa indica que JK atingiu o menor índice de aprovação do segundo mandato: 20%.
Olho vivo que cavalo não sobe escada, diria Ibrahim Sued...

A Verdadeira Maldição da Múmia

Segurem no pincel brasileiros e, principalmente, capixabas.
A barangaça Iriny Lopes, aquela Secretária Especial de Políticas para Mulheres, que morre de inveja de uma mulher bonita deverá deixar o cargo para disputar a Prefeitura de Vitória do Espírito Santo, pelo PT, segundo Mônica Bergamo.
Claro que ela ainda vai pedir a benção da governANTA e talvez a té do 9 dedos mas é coisa de pule de 10.
Pensavam que a esplanada poderia se embelezar, já que ficar competente não tem jeito? Um dos nomes que mais sobe nas bolsas de aposta do Mapinguaré é o da deputada estadual do PT do Rio de janeiro, Inês Pandeló.
Com moderação, deem uma olhada na criatura aqui em baixo...Potaquepareo

Inventando Modalidades de Roubo Bezerrão?

Com informações da Folha de São Paulo
A criatividade dessa corja não tem limites. Aumentos progressivos nas taxas de sucesso, obras fantasma, superfaturamentos,etc e eles ainda acham pouco.
Incrementando mais uma modalidade na roubalheira desenfreda e desencadeada a partir do mensalão pelo então presidente, que oficializou a serrergonhice; o glorioso sinistro MANIMAL (quem se lembra desse personagem que asssumia a forma de qualquer animal?) Bezerra Coelho já chegou ao absurdo de utilizar a babita da paupérrima cidade de Petrolina no alto sertão pernambucano onde foi prefeito, para comprar um mesmo terreno duas vezes.
Na primeira vez em 1996, pagou R$ 90 mil e na segunda, já em 2001, durante seu segundo mandato, pagou mais R$ 110 mil.
Sem nem piscar nem ficar vermelho, o dinheiro foi dado ao mesmo José Brandão Ramos, e com a mesma justificativa: utilizar a área para construir um aterro sanitário.
Num acesso de cinismo profundo, Manimal admitiu pachorramente que o terreno foi realmente comprado duas vezes, mas botou a culpa no seu sucessor, e não por acaso primo, Guilherme Coelho, que sentou na cadeira entre os mandatos da criatura.
Como morei e bati muita perna em Pernambuco, conheço a história dos Coelhos desde o Nilo, não o rio do Egito, mas o prefeito de Petrolina, governador de Pernambuco, senador, presidente do senado, etc, Nilo Coelho.
Assim como Riba domina o Maranhão, os Coelho mandam e desmandam em Petrolina, na vizinha Juazeiro da Bahia e em mais um monte de cidades do sofrido sertão daquele estado. tem coisas de arrepiar até a mais pura alma do purgatório.
Um dia ainda faço uma coletânea e ponho aqui. Por enquanto, vamos nos ater ao Manimal, esse féla da vez...

domingo, 8 de janeiro de 2012

Pálpebras de Couro de Bimba

Li no Besta Fubana
A CONTRIBUIÇÃO DO COURO DA CABEÇA DA BIMBA PARA O PROGRESSO DA MEDICINA
Um enxerto da pele do prepúcio no lugar das pálpebras, realizado no hospital Kaplan, próximo a Tel Aviv, em Israel, salvou a visão de um bebê que havia nascido com um grave defeito nos olhos e corria o risco de ficar cego.
A ideia foi do cirurgião Asher Milstein, especialista em oculoplástica, que decidiu realizar a operação exatamente oito dias após o nascimento do bebê, na data em que, segundo a tradição judaica, é feita a circuncisão em crianças do sexo masculino. Como o bebê, que havia nascido sem pálpebras, é de familia religiosa, era importante respeitar a tradição.
Ou seja: a piroca tanto serve prá fabricar menino, como também serve pra curar as vistas do mesmo menino.
É uma serventia do cacete!
E aquela comparação que diz “feito couro de pica: pra frente e pra trás” precisa ser revista, pois esse couro também pode ir pra cima, lá para o lugar das pálpebras.