Read In Your Own Language

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Finalmente Cai o Pano


O blog tava meio que largadão porque este cacique estava avuando de novo. Mas estamos vivos e atuantes. Vejam se não é verdade...
Depois de todas as falácias, lero-leros e conversês do 9 dedos, margarina, deelma e Miroca, começa a cair o pano do milagre do crescimento cantado em prosa e versos pela corja.
Por anos a fio foram embalados pela insanidade de que estava gerando renda, emprego e crescimento desprezando sumáriamente a automatização com que o mundo crescia e os enormes benefícios do Plano Real, negado e desprezado pelos petralhas.
Pintou  a crise e a estagnação mundial e eles continuavam acreditando na sua prepotente e arrogante incapacidade de avaliar o que acontecia à sua volta  falando de PIBÃO, independência e autonomia da economia brasileira, marolinha e absurdos do gênero.
Agora começa a cair a máscara e o pano cai rapidamente. Mesmo com o pacote de incentivos e estímulo ao crédito editado recentemente, o rei está se mostrando cada vez mais nu.
Hoje, por exemplo, o Banco Central reduziu sua projeção para o PIB de 3,5% para 2,5%, mesmo estando todos os especialistas achando que vai ser muito menor, coisa da ordem de 2,18%.
A auto-flagelação se deu pela constatação de que o resultado do PIB do primeiro trimestre foi fraco, a produção da gricultura caiu 8,5% e a recuperação da economia tem se dado de forma bastante gradual, mesmo com todas as medidas já tomadas para incentivar a produção e consumo, como o pacote de compras governamentais de R$ 6,6 bilhões anunciado ontem.
No que se refere à sempre inexistente, a previsão do BC também foi alterada, de 4,4% para 4,7%, acima portanto da meta de 4,5%.
Segundo o BC, "a inflação ainda está alta em parte porque, apesar de a atividade econômica no Brasil ter sido bem moderada no passado recente, estamos longe em termos de crescimento de outras economias onde a taxa de inflação está muito mais baixa". CUMA? Inflação não era um fato de um passado remoto? O Plano Real não foi um estelionato eleitoral?
O que fica evidente é que nossa economia apresenta uma fragilidade assimétrica, atingindo apenas alguns setores da economia que normalmente são apadrinhados e abençoados com benesses do (des)governo, enquanto outros setores morrem à míngua.
O setor de serviços, por exemplo, objeto de intenso aquecimento, pesenta elevados índices de umento de seus custos, fazendo com que a inflação se torne bastante resistente.
O relatório destaca que as projeções de inflação e de crescimento do PIB divulgadas não são pontuais. "Elas explicitam intervalos de probabilidade que ressaltam o grau de incerteza presente."
Também ontem, margarina afirmou que o PIB crescerá pelo menos 2,5% em 2012. Prá´quem punha a mão na bíblia para dizer mês passado que o crescimento seria de de 4% , é uma mudança radical.
A ver...

Um comentário:

opcao_zili disse...

Mais perdidos que cego em tiroteio. Meu amigo, estou apreensiva com o que pode acontecer.