Read In Your Own Language

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Brasil Carinhoso: Que Fofo Né?

Tem coisa mais gostosa que um carinho? Penso que não.
Pois dona deelma escolheu este ato quase sublime para engabelar os nossos irmãos do norte e nordeste com seu plano claramente eleitoreiro Brasil Carinhoso, lançado ontem, estrategicamente Dia das Mães.
O programa é calcado em três pilares:
1. Distribuir dinheiro vivo, R$ 70,00 para cada membro das famílias enquadradas na categoria extremamente pobre com pelo menos um filho de até seis anos, reforçando o já famoso bolsa família.
2. Ampliar a cobertura de programas de saúde para crianças de até seis anos, aumentando o controle de doenças como anemia e deficiência de vitamina A nessa faixa etária, e garantindo remédio gratuito contra asma em unidades de farmácia popular.
3. Ampliar o acesso das crianças mais pobres a creches.
Para um observador bobo como eu, parece uma ação sensacional para diminuir a mortalidade infantil nas regiões-alvo do programa e uma forma de dar condições dignas de vida aos irmãos menos favorecidos.
Mas uma análise um pouco mais atenta, leva a perceber mais um engodo eleitoral dessa tchurma.
Grana viva sai. Isso é fato. Ajuda muito nos orçamentos e faz um bem enorme no orçamento doméstico e leva a eleitores agradecidos e devedores de favor.
O resto é puro lenga-lenga. Basta lembrar que na campanha a governANTA prometeu 6.427 creches e só foram construídas 411. Remédio em farmácia popular é pura falácia. Diz-se que tem porrrada de rótulos e na verdade nada se dispõe.
Ou seja, regiões mais pobres, crianças mais desprotegidas, mães e pais entregues historicamente à sua própria sorte e vulneráveis à conversa  mole desses canalhas.
A intenção é que governos federal, estaduais e municipais se empenhem na missão de erradicar a miséria no país.
O Brasil Carinhoso faz parte do grande programa Brasil sem miséria, que está em curso em todo o território nacional, pelo menos no papel; mais ligado agora à pobreza absoluta na primeira infância.
O pacote de benefícios vai ser detalhado daqui a pouco em cerimônia no Palácio do Planalto. Mais tarde complemento este post com o resto da conversa prá boi dormir.

2 comentários:

Rose disse...

Cara de pau lançar um programa que Serra criou e implantou quando era Ministro da Saúde. Vou postar sobre isso e citar teu comentário na postagem, Cacique.

Nair Pessoa disse...

Cara de pau é o que não falta nos Petralhas! São ladrões de dinheiro e de idéias! Não duvido nada que em pouco tempo digam que foi Lula quem descobriu o Brasil e Zé Dirceu escreveu a primeira carta!. Também dirão que a Marisa Letícia (A INÚTIL) assinou a Lei Áurea! Trouxa é o povo que sabe que nada fazem, que enrolam mas ainda continuam a votar neles!