Read In Your Own Language

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pograma Brasil Fudêncio; Tablets Já Vão sair

Sumidaço no meio de tanto escândalo, o Dotô Mercadante foi ontem na na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do senado, prá berrar que a fábrica da Apple em Jundiaí (SP) está pronta para ser inaugurada e já produz tablets, que chegarão ao mercado até dezembro. E berrou alto: "No Natal, teremos uma enxurrada de tablets. No início muitos duvidaram, mas será a primeira vez que a empresa produzirá iPads fora do território chinês. Estamos dando um grande passo para a inclusão digital no país".
Numa parte que me interessa, Merca informou ainda que o governo federal anunciará nos próximos dias o investimento em uma grande fábrica de games no Polo Industrial de Manaus. "É uma fábrica de ponta que abrirá um mercado promissor para o Brasil" resumiu, sem revelar o nome da empresa e nem mais detalhes do negócio.
Essa coisa de T&I que Merca vem pregando faz parte do Pograma Brasil Fudêncio anunciado aí prá trás. Dizem ser uma aposta em tecnologia e inovação com o país investindo nestas áreas se não quiser ser para sempre um mero exportador de commodities, como a soja e o suco de laranja
Grana se promete do BNDES e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), e muito investimento no Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa pública, com sede em Porto Alegre, especializada na produção de chips.
Como o problema é mão de obra, merca vem batendo na tecla de que se fará a qualificação necessária e que a falta de engenheiros será compensada com o Pograma Ciência Sem Fronteiras, que, entre outras iniciativas, prevê o aumento das bolsas de pós-graduação no exterior.
"Temos condições de atrair profissionais de ponta e pesquisadores, inclusive estrangeiros. Além disso, estamos executando na Justiça R$ 30 milhões pagos a estudantes que foram para o exterior, mas não concluíram o curso ou simplesmente não retornaram ao Brasil. É dinheiro público e precisa ser controlado", afirmou Merca.

Se for dar assim tá certo. (com cacofonia e tudo).

Mas um bom engenheiro não sai simplesmente dos bancos de escola. Requer muuuuitos anos de prática e habilitação de vida profissional. A ver...

Nenhum comentário: